sábado, 13 de junho de 2009

Entrevista: Mauro McFly

Escrever sobre o time do coração é algo que muitos blogueiros fazem, mas ocupar um espaço destinado ao torcedor em um dos maiores portais de esportes do Brasil não é para qualquer um. Durante quase dois anos o publicitário santista (tanto no time quanto na cidade) Mauro McFly, 31, esteve no comando do Blog do Torcedor Santista, no Globoesporte.com.

Com a visibilidade que um grande portal proporciona McFly chegou a ter 200 mil leitores, mas agora se despede do espaço no site global para tocar um blog independente hospedado em outro portal.
Nesta entrevista, via e-mail, Mc Fly comenta sobre o período em que esteve no Blog do Torcedor, fala sobre independência blogueira e ainda dá conselhos aos que se interessam em substituí-lo no Globoesporte.com.

Santista de Longe: Como surgiu a idéia de ter um blog sobre o Peixe?

A idéia inicial foi da própria Globo.com. Criar um espaço para que o torcedor de cada clube da primeira divisão tenha voz. Uma voz que venha da arquibancada e não a nem sempre imparcial que vem da crônica esportiva. Com o processo de seleção aberto mandei meu currículo e uma crônica sobre um jogo do Peixe, e logo depois fui escolhido.

SL:Durante esse período que você esteve à frente do Blog do Torcedor, qual foi o maior desafio?

Saber lidar com a cegueira de alguns torcedores. Sabe como é, quando o time perde sobra para o primeiro que aparece, e com o tempo o Bloglorioso acabou virando uma válvula de escape para o torcedor que mora longe e não tem a oportunidade de acompanhar o Santos de perto.


SL:
Por estar vinculado a um grande portal seu blog tem um número muito grande de “page views” no post você fala em 200 mil leitores. Diante disso o que mudou na sua vida durante esse período?

Muitas coisas. Em quase 2 anos passei de um simples anônimo a um pseudo global (risos). Hoje, pessoas que nunca vi na vida me cumprimentam nas ruas, na Vila, no Pacaembu, e isso é muito bacana. Por conta do blog também, tive a oportunidade de conhecer e até nutrir amizade com pessoas que admiro do meio esportivo.



SL:Você está deixando o espaço no Globoesporte.com, inclusive já publicou um post de despedida. Nele você disse que tornará o blog independente em outro portal. Você considera importante para um blogueiro ser independente? Por quê?

Sim. Porque apesar da liberdade editorial e da visibilidade que um grande portal te dá, você precisa obedecer algumas cláusulas do contrato. Mas como um start, ou empurrão na carreira de blogueiro, não há um espaço melhor para isso.

SL:Você costuma ler blogs sobre o peixe ? O que você acha deles

A escassez de tempo na vida de um publicitário, e também blogueiro, não permite muito. E quando sobra um tempo, prefiro ler obras literárias sobre o Santos, jogar um vídeo game, futebol de mesa, do que ficar na internet onde passo boa parte do dia a trabalho.

SL:Por ultimo... o que você acha que é preciso para quem quiser assumir o espaço no GE?

Muito equilíbrio, e principalmente não sofrer daquela cegueira que mencionei anteriormente. Fazer umas transfusões de sangue de barata após alguns clássicos, e não ter medo de ser feliz. Escrever o que acha sem se preocupar em agradar a todos, não ter medo de ameaças virtuais e não levar a sério os elogios que serão feitos à sua mãe.

2 comentários:

  1. Maneiro, Elton! Divulgou outro blog (e outro blogueiro!), Malini a-m-a isso =D

    ResponderExcluir
  2. Mas também o Blog de vcs ficou muito conhecido lá onde era Blog do McFly. Vlw.

    ResponderExcluir